segunda-feira, 27 de maio de 2013

Religião: Sim ou não?

                           


                                   A influência da religião na liberdade de expressão


A liberdade de religião e de opinião é considerada por muitos como um direito humano fundamental; inclui ainda a liberdade de não seguir qualquer religião, ou mesmo de não ter opinião sobre a existência ou não de Deus (agnosticismo e ateísmo). A religião também tem o potencial interferir na liberdade de expressão das pessoas, pois sendo esta um conjunto de sistemas culturais, ela tem a capacidade de provocar transformações na ordem social, sejam elas na esfera da economia, da política ou ainda da cultura; um exemplo dessas transformações é a proibição do casamento gay pela igreja que tem ocasionado a mobilização de milhões de pessoas do mundo todo a favor da aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Logo, é fácil deduzir que a condição da sociedade atual é um reflexo direto da religião que essas pessoas praticam ou praticaram um dia e que a religião tem potencial de interferir nas diversas formas de liberdade de expressão das pessoas.

Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia, nas formas de comportamento e de se expressar das pessoas da época. Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas (verdades incontestáveis). Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. A situação a qual foi imposta a sociedade da Idade Média deixa claro que a igreja da época havia tirado de todos o direito à liberdade de escolha religiosa e de expressarem suas ideias, por medo de que as pessoas adotassem adotassem outros ideais e se virassem contra ela mesma. Atualmente no Brasil, a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito. 

A liberdade de religião inclui ainda a liberdade de não seguir qualquer religião, ou mesmo de não ter opinião sobre a existência ou não de Deus (agnosticismo e ateísmo). A liberdade religiosa se o põe diante de todas suas ideias e principalmente seguimento do próprio ser humano. Toda liberdade é um direito do ser humano e deve ser vista como uma forma de expressão da espiritualidade humana que deve ser respeitada de igual para igual.

                         


Autor: Luiz Felipe


Fonte: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário