domingo, 2 de junho de 2013

Sincretismo Religioso - Paralelo com Castro Alves


             

Nota-se que uma grande da população brasileira cultua a fé católica, mas pratica um cristianismo popular, mais chegado ao animismo nativo e ao fetichismo, trazido pelo negro escravo, do que na doutrina católica ministrada pelo colonizador. Ex.: Os Orixás africanos herdaram o nome dos santos do catolicismo.

PARALELO...


Castro Alves, conhecido também como poeta dos escravos, fez jus a essa denominação. Suas obras de cunho social e político, além de apresentar os anseios dos negros em busca da liberdade por meio da abolição da escravatura, também mostrava em suas poesias a realidade da vida dos negros, desde o transporte deles nos navios negreiros até a fixação no Brasil. Estes foram oprimidos culturalmente e religiosamente, não podendo ter a liberdade de manifestar e expressar suas insatisfações, perante a vida sofrida que tiveram na época.

Durante o período da Escravatura no Brasil, nas senzalas, para poderem cultuar os seus Orixás, os negros foram obrigados a usar como camuflagem altares com as imagens de santos católicos, cujas características melhor correspondiam às suas Divindades Africanas, e por baixo desses altares escondiam os assentamentos dos Orixás, dando assim origem ao chamado Sincretismo. Mesmo usando imagens e crucifixos, os seus cultos e rituais inspiravam perseguições por parte das autoridades e da Igreja, que viam o Candomblé como paganismo e bruxaria. O Candomblé durante os séculos incorporou muitos elementos do Cristianismo. Crucifixos e imagens eram exibidos nos templos, os Orixás eram frequentemente identificados com Santos Católicos.

                              

Sabe-se hoje, segundo alguns pesquisadores, que este sincretismo já teria começado em África, induzido pelos próprios missionários para facilitar a conversão dos indígenas.
Depois da libertação dos escravos, começaram então a surgir as primeiras casas de Candomblé, fato que representa uma possível liberdade de culto religioso.

No entanto, nos últimos anos, tem aumentado um movimento “fundamentalista” em algumas casas de Candomblé, que rejeitam o sincretismo com os elementos Cristãos e procuram recriar o candomblé “mais puro”, baseado exclusivamente nos elementos Africanos.

Conhecendo as características e atributos de cada Orixá, e conhecendo também os santos católicos, facilmente perceberá as razões que levaram ao Sincretismo ou correspondência de cada Orixá com um determinado santo católico. Temos alguns exemplos:

Oxalá - Jesus Cristo
Oxóssi - São Sebastião
Iemanjá - Nossa Senhora dos Navegantes
Ogum - São Jorge

                    

Fontes:


Por Gabriel Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário